Relembre o gostinho de infância com essas receitas de café da tarde de vó!
Quem aí não morre de saudades de um café da tarde de vó? Vamos combinar né, elas arrasam no preparo de uma mesa farta e, por mais que você já tenha comido mais do que deveria, ela sempre vai te falar para você aproveitar e comer mais um pedaço! É simplesmente incrível como os avós transmitem todo o carinho por meio de uma comida simples e saborosa, que fica marcada para sempre nas nossas memórias como um bolo, biscoitos e pães.
Se você não está tendo o privilégio de tomar um cafezinho da tarde com seus avós neste dia dedicado à eles, relembre os quitutes mais tradicionais de família com essas 9 receitas de café da tarde de vó que o Guia da Cozinha separou para você! Cada prato vai te fazer voltar no tempo e ainda vai aquecer o seu coração neste dia. Confira!
Tempo: 1h
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil
No liquidificador, bata o leite, os ovos, o açúcar, o óleo e o fubá até ficar homogêneo. Transfira para uma tigela e misture a farinha, as raspas de laranja e o fermento com uma colher.
Despeje em uma fôrma de buraco no meio de 24cm de diâmetro untada e enfarinhada, e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até assar e dourar. Deixe amornar, desenforme e sirva.
Tempo: 30min
Rendimento: 5 porções
Dificuldade: fácil
Misture todos os ingredientes em uma panela de pressão e leve ao fogo médio sem mexer. Assim que levantar fervura, tampe a panela. Cozinhe por 15 minutos, em fogo baixo, depois de iniciada a pressão e desligue. Deixe sair a pressão naturalmente, abra a panela, coloque o coco e misture. Deixe esfriar completamente e despeje em uma compoteira. Sirva, se desejar, acompanhado de queijo fresco ou requeijão.
Tempo: 40min
Rendimento: 10 porções
Dificuldade: fácil
Em uma panela, leve ao fogo médio a água e o arroz e cozinhe até a água quase secar. Adicione o leite, o açúcar, os cravos e cozinhe até engrossar. Retire do fogo, acrescente a cocada, misture e transfira para uma travessa. Polvilhe com canela em pó e leve à geladeira até o momento de servir. Se desejar, sirva decorado com canela em pau.
Tempo: 1h
Rendimento: 10 porções
Dificuldade: fácil
No liquidificador, bata a cenoura, o óleo, os ovos e o açúcar até ficar homogêneo.
Transfira para uma tigela, adicione a farinha, o fermento e misture com uma colher.
Despeje em uma fôrma de 25cm x 35cm untada e enfarinhada, e leve ao forno médio, preaquecido, por 35 minutos ou até assar e dourar. Retire e deixe amornar.
Para a cobertura, em uma panela, leve todos os ingredientes ao fogo médio, mexendo sempre até formar uma calda levemente espessa. Desligue e deixe amornar.
Corte o bolo em pedaços, regue com a calda e sirva em seguida.
Tempo: 40min
Rendimento: 40 porções
Dificuldade: fácil
Em uma panela, leve o óleo e a água ao fogo médio até levantar fervura. Despeje o polvilho azedo ou o polvilho doce de uma vez só, mexendo vigorosamente. Adicione o queijo e os ovos, um a um, mexendo sempre. Quando a massa estiver uniforme, retire do fogo. Coloque em um saco de confeitar com o bico de sua preferência e faça os biscoitos em formato de tirinhas, bolinhas ou argolas, diretamente sobre uma fôrma grande untada. Leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos ou até que os biscoitos estejam assados, porém claros. Retire do forno, espere esfriar e sirva.
Tempo: 1h30
Rendimento: 20 porções
Dificuldade: fácil
Em uma tigela, coloque a gordura, o açúcar, a farinha, e misture até formar uma massa homogênea. Modele bolinhas e coloque, lado a lado, em uma fôrma retangular média.
Com o dedo, faça um buraco pequeno no centro e coloque um cubo de goiabada, achatando o biscoitinho.
Leve ao forno médio, preaquecido, por 15 minutos ou até dourar levemente. Retire do forno, deixe esfriar e sirva.
Tempo: 2h
Rendimento: 10 unidades
Dificuldade: fácil
Em uma panela, coloque o leite, a manteiga e leve ao fogo médio até derreter. Retire do fogo e deixe esfriar. Bata no liquidificador os grãos de milho, o açúcar e a mistura de leite até homogeneizar. Faça saquinhos com palha de milho e encha-os com o creme do liquidificador. Amarre para não vazar. Cozinhe, em fogo médio, em uma panela com água fervente por 40 minutos ou até as pamonhas subirem a superfície. Retire da água com uma escumadeira e sirva quente ou fria.
Tempo: 3h
Rendimento: 50 unidades
Dificuldade: fácil
Em uma tigela, bata a manteiga com uma colher até que ela perca a consistência. Feito isso, junte essa mistura com o açúcar e o ovo, sempre alternando com o leite e com os ingredientes que faltam. Se a massa não ficar dura é importante que você adicione mais farinha. Nesse momento, faça rolinhos com a massa e corte todos eles em pedaços, unindo as pontas e formando as rosquinhas.
Em seguida, frite as guloseimas em óleo quente, deixando dourar por igual. Lembre-se de tomar cuidado para não se queimar durante este processo!
Depois disso, retire as rosquinhas do fogo e as deixe escorrer em um papel-toalha. Por último, polvilhe essas delícias com açúcar e canela em pó.
Tempo: 30min
Rendimento: 5 porções
Dificuldade: fácil
Em uma tigela, misture todos os ingredientes até formar uma massa homogênea.
Pegue colheradas da massa e frite em óleo quente, aos poucos, até dourar.
Escorra em papel absorvente, polvilhe com açúcar e canela e sirva.
Qual dessas receitas de café da tarde de vó é a sua favorita? Conta pra gente!