Para economizar e para sua saúde, que tal comprar as frutas do Outono, estação que está chegando?

Você já reparou que algumas frutas, eventualmente, ficam mais difíceis de serem encontradas nas feiras enquanto outras ficam em alta? Isso acontece devido a sazonalidade dos alimentos, no qual aumenta a oferta das frutas da estação, os preços despencam e a qualidade aumenta.

O Outono está quase chegando e se você quer economizar nas suas compras, a dica é escolher os alimentos da estação. Segundo dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), comprar produtos típicos da estação pode garantir economia de até 50% para os consumidores.

Além de in natura, as frutas do Outono são ótimas para preparar pratos doces e salgados. Pensando nisso, a nutricionista Cyntia Maureen selecionou quais são as frutas e listou os principais benefícios delas. Confira!

Frutas do outono: veja os benefícios das frutas típicas da estação

Goiaba

Foto: Guia da Cozinha

A goiaba está entre as frutas do Outono e é excelente para auxiliar na redução dos triglicérides e colesterol ruim (LDL), atua na prevenção de câncer e melhora da imunidade. A goiaba pode ser usada no preparo de sucos, molhos e sobremesas, além de harmonizar muito bem com queijos e bolos.

Abacate

Fruta rica em gorduras boas, o abacate contribui para a melhora do sistema circulatório, controle dos níveis de colesterol no sangue e melhora do sono. Assim como outras frutas, o abacate é rico em vitaminas A e do complexo B, sódio, ferro, fósforo e serve como antioxidante. Ele pode ser usado para saladas, cremes, vitaminas e sobremesas.

Maracujá

Além de produzir efeito calmante no organismo, essa fruta é fonte de vitaminas do complexo B – atuam na manutenção da saúde da pele, dos cabelos e dos olhos. A casca dessa fruta é rica em fibras que ajudam na digestão. E a versatilidade do maracujá não fica apenas entre os sucos e chás. Também é possível fazer bolos, mousses e coberturas. O sabor azedo da fruta e a cor amarela combinam com cremes e doces claros.

Caqui

O consumo in natura do caqui permite que sua ação antioxidante seja amplamente aproveitada. Essa é uma fruta rica de vitaminas A, C e do complexo B – como B1, B6 e B12. Além disso, ela possui diversos sais minerais como cálcio, fósforo e ferro. A vitamina A e C, respectivamente, combate contra radicais libres e aumenta a imunidade. O caqui é perfeito para preparar pavês, mousses e pudins.

Maçã

A fruta fortalece a região da garganta, atua na prevenção e combate de tosses, rouquidão e outros incômodos, entre muitos outros benefícios. De acordo com uma pesquisa da Medical University of Warsaw, de Varsóvia, a maçã possui um componente chamado flavonoide que protegem contra doenças cardíacas, reduzem a pressão arterial e atuam como antioxidantes. A fruta é acessível e as opções de pratos são muitas: de sucos e tortas a muffins e chips de fruta.

LEIA TAMBÉM: