Tá de férias, é fim de semana ou você só quer comemorar alguma coisa e vai beber? Tudo bem! Mas antes, saiba que enquanto alguns alimentos podem ajudar a evitar o mal estar causado pela ingestão de bebidas alcoólicas, outros aumentam a desidratação do corpo e a irritação do estômago. E é para falar disso que estamos aqui hoje.

Para te preparar para curtir seu happy hour, comemoração ou só um fim de semana normal, selecionamos os melhores e os piores alimentos para consumir antes de beber. Então prepara o caderninho pra anotar o que comer e o que evitar antes de partir para as festas e barzinhos do fim de semana!

O que comer antes de beber

Banana

O que comer antes de beber: bananas

Ao ingerir bebidas alcoólicas, o álcool é absorvido pelo estômago e passa a percorrer o corpo pela corrente sanguínea. Nesse percurso ocorre uma diminuição do potássio presente no sangue. Por isso, comer banana antes de beber pode ser uma boa ideia para garantir níveis mais altos de potássio, uma vez que ela é grande fonte desse elemento, além de ser rica em água – o que colabora com a hidratação do corpo, que também é prejudicada por causa da ingestão do álcool.

Frutas ricas em água

O álcool também colabora com a diminuição do hormônio responsável pela regulação da perda de água do organismo. Além disso, ele dificulta a absorção natural da água pelas células do estômago, causando uma grande desidratação no corpo. Para compensar essa perda excessiva de líquidos, é essencial consumir frutas com alto teor de água, como melancia e o melão, antes de ingerir bebidas alcoólicas.  

Gorduras boas

Os nutrientes que mais são perdidos após a ingestão de álcool são as vitaminas A e B, o zinco e o potássio. Para diminuir os danos dessa perda, as gorduras encontradas em vegetais e em algumas carnes ajudam na recuperação desses elementos enquanto trabalham na proteção das paredes do estômago. Os alimentos indicados para a recomposição desses nutrientes são os ovos, as carnes, e os vegetais e peixes de coloração alaranjada. 

As proteínas também têm um papel fundamental na blindagem do intestino e diminuem a velocidade com que o álcool é absorvido. De acordo com a nutricionista Keicy Vieira, além do consumo moderado do álcool, é recomendável a associação de um carboidrato e uma proteína. Essa junção faz com que os níveis glicêmicos no sangue subam gradualmente, evitando a hipoglicemia ou a hiperglicemia.  

O que evitar antes de beber

Sal

Alimentos com excesso de sal e produtos industrializados com grande quantidade de sódio contribuem para a desidratação do organismo. Em alguns casos, inclusive, é comum a pessoa evitar o consumo de água por estar se sentindo inchada após consumir esses alimentos, o que influencia ainda mais a desidratação do corpo. 

Café

Café

O sistema nervoso central fica mais lento após a ingestão de grandes quantidades de bebidas alcoólicas. Em contrapartida, o café é uma substância que estimula o organismo e, por isso, ele pode camuflar os efeitos nocivos da grande quantidade de álcool presente no corpo. O problema é que a pessoa não percebe a quantidade de álcool que está ingerindo e consome ainda mais, o que pode ser perigoso. Além disso, o café pode aumentar a irritação do estômago e causar dores, principalmente associado à bebidas alcoólicas fortes.

Tomate e alimentos ácidos 

O tomate é outro alimento que, se consumido junto com bebidas alcoólicas, pode danificar a parede estomacal. Por isso, evite pratos e bebidas com muita acidez para escapar de possíveis gastrites.