Não só de tradição é feito o bacalhau: vem inovar com essas 11 receitas de bacalhau
O bacalhau é um dos peixes favoritos para datas como a Quaresma, Sexta-feira Santa e Páscoa. Mas se engana quem pensa que só podemos investir nas receitas de bacalhau nessas datas.
Além de ser um peixe muito saboroso e versátil, ele também é rico em proteínas, cálcio, fósforo, magnésio, Ômega 3, vitaminas A, E, B6 e B12, além de contar com baixo teor calórico. Ou seja, as receitas de bacalhau são ótimas apostas para inserir ao cardápio do dia a dia. Portanto, pega o caderninho e anota essas 9 receitas de bacalhau pra não deixar esse ingrediente incrível de fora das suas refeições.
Para fugir um pouco das clássicas receitas de bacalhau, que tal uma macarronada? A alternativa é perfeita para o dia a dia.
Tempo: 40min
Rendimento: 5 porções
Dificuldade: fácil
Cozinhe o macarrão conforme as instruções da embalagem, escorra e reserve. Para o molho, aqueça uma panela, em fogo médio, com o azeite e frite a cebola e o alho por 2 minutos. Adicione o bacalhau, o tomate e refogue por 2 minutos. Acrescente o molho de tomate, a azeitona, sal e cheiro-verde e cozinhe por 5 minutos. Junte o creme de leite, misture e desligue o fogo. Misture com o macarrão cozido e despeje em um refratário grande. Decore com os ovos cozidos, polvilhe com o parmesão ralado e leve ao forno médio, preaquecido, por 10 minutos ou até gratinar. Retire e sirva.
Para deixar suas receitas de bacalhau mais incrementadas, vale combinar um molho ao peixe. Neste prato, o escolhido foi o molho de maracujá, que deixa o sabor final longe do óbvio.
Tempo: 1h
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: fácil
Coloque o bacalhau em uma panela, junte o leite e cubra com água. Leve ao fogo médio até levantar fervura. Escorra e reserve. Para o molho, em uma panela, misture a manteiga, a polpa, o açúcar, a água e a maisena. Leve ao fogo médio, mexendo até engrossar levemente. Adicione o creme de leite, o requeijão, tempere com sal, pimenta e reserve.
Para o arroz, em uma panela, aqueça o óleo em fogo médio e refogue a cebola até murchar. Acrescente o arroz, o coco ralado e refogue por 2 minutos. Adicione o leite de coco, a água, acerte o sal e abaixe o fogo assim que levantar fervura. Cozinhe até secar a água, misture a salsa e reserve. Em uma frigideira antiaderente, derreta a manteiga em fogo alto e doure as postas de bacalhau. Arrume em uma travessa, regue com o molho, polvilhe com castanha e sirva em seguida, acompanhado do arroz.
Ainda mais saudável que o peixe sozinho, só uma receita de bacalhau com legumes – que além de nutritiva fica deliciosa.
Tempo: 1h (+24h de molho)
Rendimento: 5 porções
Dificuldade: fácil
Coloque o bacalhau em uma tigela, cubra com água e deixe de molho na geladeira por 24 horas, trocando a água por 6 vezes nesse tempo. Escorra, cozinhe em água fervente por 5 minutos e deixe esfriar. Desfaça o bacalhau em lascas grandes, retirando a pele e as espinhas.
Forre o fundo de um refratário médio untado com a massa e disponha o bacalhau. Espalhe os pimentões, a cebola, o tomate-cereja, o brócolis, tempere com o cheiro-verde, sal e pimenta. Regue com azeite e leve ao forno médio, preaquecido, por 25 minutos ou até cozinhar os legumes e dourar.Decore com azeitonas e sirva.
Não precisa de muito para dar um toque diferente às receitas de bacalhau; com uma crosta de castanha o resultado já é muito mais diferente e saboroso.
Tempo: 1h
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: fácil
Para o arroz, aqueça uma panela com a manteiga, em fogo médio, e frite a cebola e o alho até dourar. Junte a uva-passa, o arroz e frite por mais 3 minutos. Adicione a água, tempere com sal e cozinhe em fogo baixo com a panela semi-tampada até secar a água. Desligue, tampe a panela e reserve.
Tempere os lombos de bacalhau com sal, azeite e o vinho branco. Transfira para uma fôrma, regue com azeite e cubra com papel-alumínio. Leve ao forno médio, preaquecido, por 25 minutos. Retire o papel e cubra os lombos com uma mistura da castanha-do-pará, da manteiga e do alecrim. Volte ao forno por mais 10 minutos. Retire e sirva com o arroz.
Quer um prato mais elaborado e sofisticado com bacalhau? Então invista neste risoto que vai surpreender a todos.
Tempo: 45min
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: fácil
Em uma panela, em fogo médio, derreta a manteiga e refogue a cebola até ficar transparente. Adicione o arroz e frite por 2 minutos. Junte o caldo de legumes dissolvido na água, concha por concha, mexendo sempre, e esperando o líquido ser absorvido pelo arroz antes de adicionar outra concha.
Acrescente o bacalhau quando já tiver adicionado metade do caldo. Continue mexendo até ficar cremoso e os grãos de arroz ficarem al dente. Desligue, tempere com sal e misture o creme de leite e o parmesão. Transfira para uma travessa, decore com salsa e sirva em seguida.
Entre as receitas de bacalhau também temos aperitivos! Um deles é o croquete de bacalhau que fica ainda mais gostoso e completo com um molho para acompanhar.
Tempo: 1h (+8h de molho)
Rendimento: 30 unidades
Dificuldade: fácil
Para o molho, bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo. Coloque o bacalhau em uma tigela, cubra com água e deixe de molho por 8 horas, trocando a água por 3 vezes nesse tempo. Escorra. Coloque as batatas em uma panela, cubra com água e cozinhe até ficarem macias. Escorra e passe ainda quente por um espremedor, descartando as cascas.
Coloque em uma vasilha, adicione o bacalhau dessalgado, o ovo, a farinha de trigo, o cheiro-verde, a cebola, tempere com sal e misture bem. Pegue porções da massa com duas colheres e modele os bolinhos. Frite, aos poucos, em óleo quente até dourar. Escorra em papel absorvente e sirva com o molho.
Ama grãos? Saiba que eles também podem entrar nas receitas de bacalhau! Prepare essa receita inesperada de salada de grão-de-bico com bacalhau e se delicie!
Tempo: 30min (+12h de descanso) (+1h de geladeira)
Rendimento: 5
Dificuldade: fácil
Em uma tigela, deixe o grão-de-bico de molho em bastante água por 12 horas. Cozinhe o grão-de-bico na panela de pressão em fogo médio com o louro e água o suficiente para cobrir por 15 minutos após começar a chiar ou até que esteja macio. Escorra, espere esfriar e misture com a cebola, a salsa, o suco de limão, o azeite, o bacalhau e tempere com sal e pimenta. Leve à geladeira por 1 hora antes de servir.
Outro aperitivo entre as receitas de bacalhau é o bolinho crocante com alho e brócolis. De dar água na boca, né?
Tempo: 1h (+12h de molho)
Rendimento: 35 unidades
Dificuldade: fácil
Deixe o bacalhau de molho em água na geladeira por 12 horas, trocando a água 3 vezes. Escorra, coloque em uma panela e despeje água até cobrir. Cozinhe por 15 minutos, retire o bacalhau com uma escumadeira e reserve. Cozinhe a batata na água do bacalhau por 15 minutos ou até amaciar. Passe ainda quente no espremedor e reserve.
Frite o alho no óleo quente até dourar e escorra sobre papel absorvente. Desfie o bacalhau grosseiramente em uma vasilha, adicione a batata, o alho frito, o brócolis, sal, pimenta e misture com uma colher. Adicione os ovos, um a um, mexendo bem a cada adição. Modele os bolinhos com a ajuda de 2 colheres e frite, aos poucos, em óleo quente até dourar. Escorra em papel absorvente e sirva acompanhado de molho de pimenta.
O fricassê de frango pode ganhar novas caras – e sabores – com o bacalhau. Que tal inovar na receita?
Tempo: 1h (+24h de molho)
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil
Deixe o bacalhau de molho por 24 horas dentro de uma tigela com água na geladeira. Troque a água 3 ou 4 vezes. Aqueça uma panela com o azeite, a manteiga, em fogo médio, refogue a cebola e o alho por 3 minutos ou até murchar. Acrescente o bacalhau e refogue, em fogo baixo, por 10 minutos, mexendo de vez em quando. Acrescente a cenoura, o champignon, o milho e a água. Cozinhe por 10 minutos ou até a água secar. Misture o creme de leite, a azeitona, tempere com sal e pimenta. Despeje em um refratário e cubra com a mussarela. Leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos. Cubra com a batata palha, polvilhe com salsa e sirva acompanhado de arroz branco.