O início da primavera é no dia 22 de setembro. Além de as temperaturas começarem a esquentar, nessa estação também é possível encontrar uma infinidade de verduras, legumes e frutas que estão “na época”. Isso significa que esses alimentos estão em abundância e em maior qualidade, garantindo um preço mais baixo e uma verdadeira delícia no seu prato! Para aproveitar essa estação florida, conheça os principais alimentos da primavera e economize nas compras:

Alimentos da primavera

Frutas da estação

Foto: Reprodução/GettyImages

A safra de frutas da primavera é marcada pelo kiwi, maracujá, mamão, morango, manga, pêssego e abacaxi. É só usar a criatividade para aproveitar essas delícias em receitas como saladas de frutas, sucos naturais e até mesmo sobremesas. Que tal aproveitar alguma delas para produzir uma bebida refrescante para os dias quentes da estação?

Verduras da época

dicas para congelar alimentos
Foto: Reprodução/GettyImages

As verduras em abundância na primavera são as escuras, que são ricas em vitaminas e fibras que auxiliam no funcionamento do organismo. Procure pelo almeirão, brócolis e espinafre em feiras e supermercados, pois além de lindos, eles estarão com um preço acessível, fazendo com que seu bolso agradeça!

Legumes da primavera

Saiba quais são os alimentos da primavera e economize nas compras
Foto: Divulgação

Os vegetais da época são a abobrinha, alcachofra, berinjela, beterraba, ervilha, tomate e cenoura. Esses ingredientes complementam receitas principais e servem de acompanhamentos para refeições. Se preferir, pode utilizá-los como protagonistas em receitas vegetarianas, como o Fettuccine all’Aromi di Tartufo Bianco, prato desenvolvido pelo chef Cristiano Panizza, do restaurante italiano Vicolo Nostro. Ele consiste em uma massa fresca aromatizada com azeite de trufas brancas e parmesão, servida com abobrinhas grelhadas. O legume é perfeito para acompanhar um belo macarrão.

Onde economizar

Prefira sempre ir à feiras de rua. Além de garantir os melhores legumes, os preços costumam ser mais em conta do que nos supermercados ou hortifrutis. Uma boa ideia é ir às feiras no final, no período conhecido como xepa. O tempo de duração não significa que os ingredientes estão em más condições, especialmente se você souber escolher a barraca com os melhores armazenamentos. É uma ótima pedida!

LEIA TAMBÉM