Assim como a ambrosia (ou espera-marido), o clássico quindim de padaria também tem origem portuguesa! Originalmente, a receita levava amêndoas, que foram substituídas pelo coco ao chegar no Brasil. E foi aqui que o doce recebeu o seu nome, que significa “dengo” na língua quimbundo.

Ou seja, a história desse doce delicioso é fruto da mistura de várias culturas. A princípio, a receita com nozes era chamada de Brisas do Liz e era apreciada por freiras nos conventos portugueses. Com a colonização e a saudade do doce tradicional, a receita foi adaptada pelas mulheres africanas, que foram escravizadas e atuavam nas cozinhas das Casas Grandes. Aqui, ela ganhou o nome tradicional.

Clássico, o quindim de padaria segue uma receita simples, mas cuidadosa, que faz jus a sua longa história. Por isso, é preciso seguir uma receita. Assim, siga o passo a passo abaixo!

Tempo: 1h (+1h de geladeira)
Rendimento: 25 unidades
Dificuldade: fácil

Ingredientes do quindim de padaria:

  • 12 gemas
  • 4 ovos
  • 3 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 200g de coco ralado
  • Margarina e açúcar para untar

Modo de preparo:

No liquidificador, bata as gemas, os ovos, o açúcar e a manteiga até homogeneizar. Misture o coco e divida entre forminhas para empada untadas e polvilhadas.

Disponha, uma ao lado da outra, em uma forma grande e leve ao forno médio,  preaquecido, em banho-maria, por 30 minutos ou até firmar. Deixe esfriar e leve à geladeira por 1 hora. Por fim, desenforme, coloque em forminhas de papel e sirva em seguida.