Assim como a panqueca americana, o waffle também é uma daquelas receitinhas que aparecem nas mesas de café da manhã dos filmes e nos enchem de água na boca, não é mesmo? Por isso, a receita de hoje é um delicioso waffle prático, macio, delicioso… os elogios são infinitos!

O waffle é tudo de bom! Ele tem um característico aspecto de pão ao paladar, mas exibe um visual de biscoito num formato típico quadriculado com furinhos para receber confortavelmente vários tipos de coberturas. Aliás, essa receita deliciosa fica bem no café da manhã, no lanche da tarde e até mesmo para a sobremesa! Por ser tão prático e saboroso, ele combina tanto como uma refeição doce, quanto como uma refeição salgada.

Mas, você conhece a origem do waffle? Nascido na Bélgica, essa delícia surgiu na Idade Média e sua massa era usada como hóstias em igrejas da época. Entretanto, no lugar dos furinhos quadriculados, as massas eram marcadas com alguma figura particular do Cristianismo. Originalmente, apenas a farinha e os ovos compunham a massa prensada. Porém, com o tempo, o Maple Syrup (xarope doce popular nos EUA) tomou espaço nas receitas mais tradicionais.

Em seguida, tire a poeira da sua máquina de waffle e aproveite essa receita para garantir um dia doce! Olha só:

Receita de waffle prático

Tempo de preparo: 20 minutos
Rendimento: 6 waffles (150g cada)
Dificuldade: fácil

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de sal
  • 4 colheres (chá) de fermento em pó
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 ovos
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de leite morno
  • 1/3 de xícara (chá) de manteiga sem sal derretida (não pode ser margarina)
  • 1 colher (chá) de extrato de baunilha ou 10 gotas de essência de baunilha, ou 1/2 fava de baunilha

Modo de preparo:

  1. Misture a farinha e o açúcar.
  2. Logo depois, incorpore o sal e misture novamente.
  3. Por último, adicione o fermento. Aliás, não deixe o sal entrar em contato diretamente com o fermento, pois isso atrapalha a função do fermento na receita.
  4. Reserve.
  5. Coloque a máquina de waffle para preaquecer na temperatura máxima.
  6. Em outra tigela, bata os ovos.
  7. Junte o leite, a manteiga e a baunilha.
  8. Despeje a mistura de leite na mistura de farinha.
  9. Por fim, bata com um fuê ou com um garfo até misturar bem.
  10. Despeje a massa na máquina de waffle.
  11. Cozinhe os waffles até dourarem e ficarem crocantes (isso pode significar deixar mais tempo do que o que a máquina indica normalmente).
  12. Sirva com a calda ou cobertura desejada, mel, frutas ou um pedaço de manteiga!

Dica do Guia da Cozinha:

Quando fizer essa massa e sobrar alguns waffles já prontos, não se desespere e não jogue fora! Basta embrulhar em plástico filme e levar pro congelador. Se bem embalados, podem durar até 1 semana. Senão, consuma em até três dias. Para comer o waffle que tirou do congelador, coloque no forno em baixas temperaturas até esquentar e ficar crocante novamente, ou volte ele para máquina de waffle, fica parecendo que foram “feitos na hora”!

É até um jeito de você organizar o seu café da manhã e reservar vários waffles prontos congelados para comer durante a semana toda. Gostou dessas dicas? Prepare-se para a receita!